Sobre o LEPESPE

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte, sediado no Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências, na UNESP, campus da Bela Vista, em Rio Claro é um espaço acadêmico que visa reunir estudiosos, pesquisadores e curiosos que se iniciam na área, a título de divulgar, ampliar e possibilitar o estudo da Psicologia do Esporte, no Brasil, Esta área nova e em expansão, junto às demais Ciências do Esporte vem apresentando grande e forte evolução, em seus mais variados campos de aplicação, o que tem possibilitado a inserção dos membros do LEPESPE em diversos segmentos sociais, com seus trabalhos e intervenções pontuais.

Nossa missão

Como todo laboratório de estudos e pesquisas, nossa missão é possibilitar uma formação adequada aos seus membros, por meio dos cursos, encontros, colóquios e interações via redes sociais. Esta formação será tanto mais consolidada quanto maior for a possibilidade de aplicar a teoria desenvolvida em ambientes onde o movimento humano seja o foco de estudo. A divulgação desta ciência e daquilo que produzimos em nosso laboratório é parte desta missão.

Linhas de pesquisa

  • Ansiedade, agressão e tecnologias no movimento humano.

  • Estresse, movimento humano e novas tecnologias.

  • Gênero, tecnologias e psicologia do esporte.

  • Influência da torcida, da mídia e novas tecnologias no desempenho esportivo.

  • Medo, vergonha e as novas tecnologias na atividade física.

  • Motivação e liderança na atividade física e as novas tecnologias de comunicação

  • Reclusão esportiva, as novas tecnologias midiáticas e estadas emocionais.

Nosso objetivo

Proporcionar aos professores e alunos de Educação Física a possibilidade de atualização/ capacitação profissional, por meio de participação em palestras e apresentação de relatos de experiência e / ou temas livres. Formar jovens pesquisadores e agentes de trabalhos especializados na Psicologia do Esporte, em cada um de seus segmentos. Fomentar nossas áreas de estudos, de modo a estender o universo de aplicação para espaços virtuais e contemporâneos.